Envie uma digitalização de uma foto antiga que queira recuperar para renewaphoto@gmail.com e receba uma foto inteiramente recuperada. Explore a barra de navegação à direita e aprenda mais sobre o serviço. Contribua com um donativo pelo meu trabalho!

FAQ

Frequently Asked Questions  - Questões Frequentes


O serviço é gratuíto?

Não existe uma relação comercial ou contrato de compra e venda entre mim e quem me requisita um serviço a partir deste site. No entanto, todo o trabalho que exige o restauro de uma fotografia pode ser compensado por um donativo relativamente à sua satisfação com o serviço prestado.

Então porque é que não fazes um serviço comercial?

Por vários motivos. Em primeiro lugar, não sou profissional. Embora domine os conhecimentos técnicos, não tive uma formação específica nem vivo desta área. Em segundo lugar, porque acredito no comércio livre e justo, em que cada um de nós atribui o valor que um produto ou serviço vale para si, pois somos todos diferentes. Em terceiro lugar, porque não espero um volume de trabalho que pudesse justificar a abertura de uma actividade comercial. Por fim, porque vivemos tempos difíceis e não me imagino a pagar contribuições e impostos sobre uma prestação de serviços deste estilo. Como tal, ponho nas suas mãos a avaliação do preço da minha capacidade e criatividade.

Mas restaurar fotografias dá assim tanto trabalho?

Sim. E necessita muito tempo. Mesmo os restauros mais simples não demoram menos de hora e meia. Sou perfeccionista e gosto de testar várias possibilidades para a mesma foto, e de as discutir com o "cliente". Algumas fotografias exigem muitas horas de edição, horas essas que retiro do meu tempo livre, como se fosse um hobby.

Existe uma tabela fixa de donativos?

Não. O donativo é proporcional à sua satisfação com o resultado final. 

Como é que é feito o donativo? 

Por transferência bancária a partir dos dados fornecidos por email (NIB ou IBAN/SWIFT). 

Como funciona o serviço? Mando uma digitalização e recebo uma foto?

Não é assim tão simples. A menos que queira que seja! Quando mandar o seu mail com a foto, eu contacto e discutimos a melhor forma de recuperar a imagem. Muitas vezes, saber quem é a pessoa ou o objecto retratado, a data, o local e outros pormenores ajuda a fazer um trabalho muito melhor. Por isso, vamos mantendo sempre o contacto. No final do trabalho, posso enviar algumas alternativas para escolher a melhor.

A foto que enviar pode ser colocada neste site?

Não. O serviço é confidencial. A foto só será colocada aqui caso o "cliente" autorize. A foto e os direitos de imagem pertencem ao "cliente", não obstante todo o trabalho que eu possa ter com ela.

E se eu quiser uma fotografia em papel?

Pode descarregar a foto que lhe envio do email para uma pen ou cartão de memória, levar a qualquer loja de fotografia e mandar imprimir no tamanho que lhe aconselharem na loja. Caso queira que seja eu a fazer esse serviço, terei todo o gosto em fazê-lo após boa cobrança devidamente provada de uma e outra parte com recibo do laboratório que eu escolher e comprovativo de transferência bancária da sua parte, ao que acresce os portes de envio da foto em embalagem segura.

Não tenho scanner nem conheço ninguém que possa digitalizar a fotografia. Como faço?

Pode contactar-me por mail ( renewaphoto@gmail.com ). Forneço o meu endereço e envia a fotografia para eu digitalizar e restaurar. Depois volto a enviar a fotografia original para a sua morada.

A fotografia restaurada pode ser impressa em qualquer tamanho?

Depende do tamanho da fotografia original e da resolução com que é digitalizada. Se for uma foto muito pequena, como por exemplo uma fotografia de bilhete de identidade, se tiver boa definição original e se for digitalizada com uma resolução de 1200 dpi, pode perfeitamente ser impressa em formatos ligeiramente maiores, como por exemplo 10x15cm. Muitas fotografias antigas têm uma qualidade tão boa que aguentam bem ampliações. O melhor será aconselhar-se no laboratório fotográfico onde imprimir a sua foto.

A minha fotografia está muito estragada mesmo. Será que tem recuperação possível?

Está rasgada ao meio? Tem buracos? Está muito suja? Tem vincos enormes? Tem cantos rasgados? Está escurecida? Sim, tem recuperação. De qualquer forma, se houver alguma limitação no restauro digital da foto, eu comunico. Só há uma forma de saber. Mande a digitalização para renewaphoto@gmail.com








Sem comentários: